Monday, 2 June 2008

Pimentel

"Na realidade, a figura da mulher dentro da IURD é cheia de nuances e particularidades. O Bispo Edir Macedo faz constantes adaptações em sua doutrina e tem adotado uma postura menos radical em muitas de suas premissas. Mesmo assim, no tocante à mulher, a ênfase ainda recai sobre a importância de manter a obediência ao marido e no vínculo do feminino com o Mal."1 (23)

o

"A única forma de poder da mulher dentro da IURD é o trabalho de "obreira", uma espécie de auxiliar nos cultos. Esse trabalho é restrito a algumas fiéis, não podendo participar, por exemplo, mulheres de pastores e bispos – a quem, muitas vezes, são delegadas funções sociais, como a coordenação de grupos de apoio...Mesmo desempenhando a função de obreira, ao final cabe à mulher cuidar da casa, assegurando o bem-estar da família. Essa seria a vontade de Deus" 2(24)

"Segundo a doutrina Universal, Semírames é assimilada à figura que os povos antigos denominavam "Virgem-Mãe", e foi ela que deu origem a todas as mitologias nesse sentido, enganando, inclusive, aqueles que professam o Catolicismo, pois sua representação se assemelha à imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Sobre o culto a Semírames, diz Macedo que "no Brasil, ela é Nossa Senhora Aparecida, a padroeira; em Portugal, a imagem tem o nome de Fátima e, no México, a Santa é a mesma, com o nome de Guadalupe" 3(25)


"Nesses dez mandamentos fica nítida a imagem feminina que estimula os líderes da IURD. É a mulher submissa ao marido, que fala pouco (pois suas palavras são perigosas, tanto que levaram o primeiro homem à Queda), que deve ter firmeza para manter a família na fé, mas que, ao mesmo tempo, funciona como porta de entrada do Mal."4 (27)

oo

links possession with the solution of family problems. Women seek deliverance to then seek deliverance of the rest of their family 5(29-31)


"A família, tendo ou não membros convertidos, normalmente delega seu bem-estar espiritual à mulher. A possessão parece dar a essas mulheres a possibilidade de libertar seus "demônios", chance essa que não possuem em um cotidiano de opressão. O exorcismo traz a chance de reorganização interna, e a responsabilidade em manter-se bem acaba por levar a uma mudança de atitude. Como mediadora, a mulher assume a responsabilidade de estar bem para proporcionar o bem-estar alheio e restaurar o equilíbrio e a paz em suas vidas. É possível considerar, então, que a conversão à IURD pode ser um caminho que ajuda algumas mulheres a se afirmarem, tornando-se mais assertivas." 6(32-33)

1F Pimentel, ' Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulheres fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus', Revista de Estudos da Religião 2 (2005), 22–34, 23.

2F Pimentel, ' Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulheres fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus', Revista de Estudos da Religião 2 (2005), 22–34, 24.

3F Pimentel, ' Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulheres fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus', Revista de Estudos da Religião 2 (2005), 22–34, 25.

4F Pimentel, ' Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulheres fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus', Revista de Estudos da Religião 2 (2005), 22–34, 37.

5F Pimentel, ' Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulheres fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus', Revista de Estudos da Religião 2 (2005), 22–34, 2931.

6F Pimentel, ' Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulheres fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus', Revista de Estudos da Religião 2 (2005), 22–34, 32‫–33.

No comments: