"Os adeptos e freqüentadores das religiões afro-brasileiras em Ilhabela, conhecidos como seguidores do “saravá”, afirmam ser vítimas de discriminação religiosa, hoje, pelos pentecostais, que chegam a ser ostensivos em seus repúdios que se caracterizam por perseguições e aclamados discursos contra os “seguidores do diabo”. É recorrente a referência em diversos relatos da agressividade de ex-iniciados convertidos em evangélicos em relação as suas antigas religiões e/ou adeptos, levando em consideração que alguns são parentes."1 (2)
quoting a practicioner "o Brasil é essa coisa – todo mundo é católico, todo mundo é protestante, mas todo mundo vai no candomblé" 2(3)
"Uma vez que parte da população afro-descendente de Ilhabela pretende sair da invisibilidade e tornar-se visível assumindo a própria negritude, a religião afro-brasileira passa a dar esse sentido à vida apoiado nos deuses que reforçam a origem e a dignidade dos adeptos, seja na umbanda, seja no candomblé, esta criação e recriação da identidade afro-brasileira foi captada em Ilhabela. " 3(6)
"Por sua vez, também aparece a inserção do pentecostalismo na região, e este emerge como o neo-perseguidor. Mais precisamente, se antes a cultura afro-brasileira era combatida pela polícia, hoje essa perseguição se dá por outras religiões, e em especial pelos pentecostais, além de outras formas de discriminação, como o descrédito, o desrespeito, a invisibilidade a que é submetido o negro e tudo o que o represente. Há entre os quilombolas de Caçandoca aqueles que praticavam cultos afro-brasileiros quando viviam em outros locais e que hoje se tornaram evangélicos, renegando esse passadode forma ampla, ou seja, não só o aspecto religioso, mas em todos os sentidos. Há um discurso da renovação, o passado remete-os a um tempo e a uma experiência que negam neste momento de suas vidas em que optaram por outra religião e por novos dogmas" 4(12)
1M Merlo, ' Religiosidade: entre negociação e conflito Pentecostais, católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras em Ilhabela e Ubatuba', Nures 8 ( 2008), http://www.pucsp.br/revistanures, 2.
2M Merlo, ' Religiosidade: entre negociação e conflito Pentecostais, católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras em Ilhabela e Ubatuba', Nures 8 ( 2008), http://www.pucsp.br/revistanures, 3.
3M Merlo, ' Religiosidade: entre negociação e conflito Pentecostais, católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras em Ilhabela e Ubatuba', Nures 8 ( 2008), http://www.pucsp.br/revistanures, 6.
4M Merlo, ' Religiosidade: entre negociação e conflito Pentecostais, católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras em Ilhabela e Ubatuba', Nures 8 ( 2008), http://www.pucsp.br/revistanures, 12.
No comments:
Post a Comment